Retrospectiva do Terror: Década de 80




A década de 80 foi marcada por muitas cores, muitos estilos, ao som de rock/metal ou Madonna, tudo muito trash e exagerado. Como não poderia deixar de ser, ocorreu o mesmo no cinema do terror, o qual fez questão de enamorar-se pelos ditos “slashers”. Todavia, não só de seriais killers se fez os anos 80, aqui também surgiu algumas adaptações para o cinema de Stephen King e uma pitada de humor. Vale destacar que alguns ícones inesquecíveis de horror nasceram nesta década.

Viva os maníacos, os baixos orçamentos e as belas jovens seminuas!


  • Assassinos sanguinários perseguindo jovens era a marca registrada, tanto que algumas das películas do gênero tiveram continuações muito rentáveis. Assim é o caso de Sexta Feira 13 e A Hora do Pesadelo. Abaixo elenco alguns – dos vários – filmes na linha “Maníaco Serial Killer” (valendo desde humanos, brinquedos à forças sobrenaturais):


Tudo começou no Lago Cristal, num antigo acampamento de férias onde ocorreram dois assassinatos de adolescentes. Vinte anos após os fatídicos acontecimentos, o referido é reaberto e uma série de assassinatos volta a acontecer. O filme Sexta-Feira 13(1980) deu o ponta pé inicial para a mudança de padrão dos filmes de horror. Jason tornara-se figura carimbada nos sustos da década e, até hoje, um dos símbolos maior do gênero.




Freddy Krueger, por sua vez, surgiu em 1984 no assustador A Hora do Pesadelo (filme de estréia de Johnny Depp). A história se passa na Rua Elm, onde um molestador de crianças foi y queimado vivo pela vizinhança. Como vingança, o mesmo passa a atacar alguns adolescentes através de seus sonhos. Assim, não deixando espaço para fugas. Eu, particularmente, adoro este conceito de ser atacado durante um pesadelo. Freddy fez muita gente pensar duas vezes antes de pegar no sono.

 

A Morte do Demônio (1981) é uma película de Sam Raimi, que relata os fatos ocorridos quando cinco amigos viajam para uma cabana no meio da floresta em busca de diversão, mas acabam encontrando o Livro dos Mortos - Necronomicon - e libertando o Demônio. Agora os amigos de Ash estão se tornando, um a um, zumbis, e ele mesmo deve lutar para sobreviver, em um cenário bizarro e desesperador.

 

Outro filme que merece destaque é Hellraiser – Renascido do Inferno (1987). No mesmo, Larry e Julia mudaram-se para uma velha casa. Lá descobrem uma horrível criatura, que na verdade é Frank, meio-irmão de Larry e antigo amante de Julia. Frank perdeu seu corpo humano para os Cenobitas, um trio de repulsivos demônios. Uma gota de gangue desperta Frank, que força sua antiga namorada a trazer vítimas para que ele possa novamente reconstituir seu corpo.

 

Brinquedo Assassino (1988) fez muitos pais e crianças tremerem! Primeiro e mais "sério" filme de uma série de terror que fala sobre um brinquedo que adquire vida através de uma maldição. Agora, ele deve passar tal maldição para frente através de um pequeno garoto, do qual deseja possuir o corpo para escapar da forma de boneco.

 

Dia dos Namorados Macabro (1981): Delegacia da pequena cidade de Valentine's Bluff recebe caixa de bombons contendo coração humano. É o primeiro de uma série que chegarão para tirar o sono do xerife da anteriormente pacata localidade.

   

Spielberg transformou-se num grande nome do gênero já na década de 70, quando lançou Encurralado e Tubarão; Na década de 80, por sua vez, mudou o foco de suas participações em filmes de horror. De diretor a Produtor. O resultado foram dois clássicos: Poltergeist (1982): Eles estão aqui. Parecem amistosos no começo, tentando equilibrar cadeiras na cozinha da casa da família Freelings, num subúrbio americano. Então as coisas tornam-se tenebrosas. Uma tempestade rompe, o ataque de uma árvore, a pequena Carol Anne Frreling desaparece num espectro sinistro. E assim que sua família confronta uma reação em cadeia de horror e luta pra trazer sua caçula de volta, alguma outra coisa está aqui também.

 

Gremlins (1984): Um garoto quebra três regras relacionadas a seu novo bichinho de estimação e acaba, sem querer, liberando uma horda de pequenos mostros que infernizarão uma pequena cidade.

 

Falamos dos maníacos assassinos, também das produções de Spielberg, agora é a vez de comentar sobre o início da febre das Adaptações dos livros/contos de Stephen King. Graças a esta nova inspiração surgiram os filmes que abaixo cito: O Iluminado (1980) é uma das mais conhecidas adaptações. O filme é coerente com o cenas de arrepiar. “Here’s Jhonny!” virou jargão. Para quem não conhece a trama, esta relata a história de Jack Torrence (Jack Nicholson) consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, Jack começa a ter visões e coisas estranhas passam a acontecer naquele lugar assombrado. Dirigido por Kubrick.

 

Falei de Cemitério Maldito (1989) quando tratava de crianças assustadores. A sinopse é clara: Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis.

 

A Colheita Maldita (1984): Jovem casal presencia assassinato horrendo e parte para Gatlin, a cidade mais próxima, para avisar as autoridades. O local, contudo, parece abandonado e eles são aprisionados por um menino sinistro chamado Isaac Chroner (John Franklin está impecável). O garoto misteriosamente controla todas as crianças da região. Isaac conseguiu convencê-las a assassinarem todos os adultos para um ritual maldito.

 

O diretor David Cronenberg criou A Hora da Zona Morta (1983) sem preocupações em poupar o telepectador. Na trama um professor sofre acidente de carro e entra em coma. Depois de cinco anos, ele desperta e descobre que adquiriu a habilidade de ver o passado e o futuro das pessoas através de poderes psíquicos. Acontece que as visões assustadoras acabam por colocá-lo em perigo.

 

Do mestre literário do horror para os Remakes: David Cronenberg tornou-se nome registrado no estilo vez que lançou, além do filme anteriormente citado, Videodrome – A Síndrome do Vídeo (1983) e Gêmeos – Mórbida Semelhança (1988); Mas é sobre o seu trabalho A Mosca que irei falara agora. A Mosca (1986) é uma refilmagem do sessentista “A Mosca da Cabeça Branca” e que, por incrível que pareça, de melhor qualidade que o original. Em Resumo: Jeff Goldblum interpreta muito bem um cientista que acidentalmente se une com uma mosca doméstica ao conduzir uma experiência de tele-transporte. Uma jornalista (Geena Davis), que se apaixonou por este ao fazer a reportagem sobre as suas descobertas científicas, acaba-se envolvendo com uma horrenda criatura, cuja a aparência de inseto gradualmente passa a ser predominante. Detalhe para os efeitos especiais beirando ao trash.

 

Resta refilmagem já comentei em postagens anteriores; Bolha Assassina de 1988 mantei a história de uma repulsiva e maligna forma de vida cai na terra na tranqüila cidade rural de Arborville. Sem problemas de consciência ou intelecto, a Bolha faz apenas uma coisa - e o faz muito bem: Ela come tudo e todos.

 





A Volta dos Mortos-Vivos (1985), apesar de não ser efetivamente um remake, possui clara inspiração e base no A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero. Nesta “sequência” dois empregados de um armazém de medicamentos encontram no subsolo do estabelecimento barris do exército, lacrados e acidentalmente liberam um gás mortal no ar. Esse gás acaba re-animando os mortos de um cemitério próximo, que vão querer apenas uma coisa dos vivos: seus miolos.

 

E para fechar este clima retro dos Anos 80, uma combinação imperdível: Humor, Terror e Vampiros! A Hora do Espanto (1985): Para o jovem Charley Webster nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite. Assim, quando novos moradores ocupam a casa vizinha, a experiência de Charley não deixa nenhuma dúvida de que o comportamento estranho dos novos vizinhos é explicado pelo fato de eles serem vampiros. Charley pede ajuda a Peter Vincent, o apresentador do programa de terror preferido de Charley, mas acontece que Peter, além de covarde, não acredita em vampiros e está neste negócio apenas por dinheiro.

 

Os Garotos Perdidos de 1987 era um dos meus filmes preferidos da Sessão da tarde! Ele conta a história de Sam e seu irmão mais velho Michael eram adolescentes comuns até se mudarem para a pacata Santa Carla, Califórnia. Coisas estranhas começam a acontecer misteriosamente. Michael está agindo de forma estranha. Talvez porque seus novos amigos, liderados pelo enigmático David, não sejam nada comuns. Eles são vampiros dispostos a aproveitar a vida, curtir a noite e transformar Michael no mais novo membro de seu grupo.

 

Adeus loucura dos anos 80; Até a década de 90!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...