O modo de dançar e a personalidade


Dr. Geoff Luck, da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia, diz que a música provoca fortes emoções nas pessoas, que podem ser expressadas através do movimento do corpo. Segundo ele, o corpo é um indicador mais do que confiável – inclusive robôs demonstraram isso.
Dos 900 voluntários inscritos para o estudo, os pesquisadores escolheram 60 para participarem de testes de personalidade. Após os resultados, eles foram divididos em cinco tipos e cada um foi convidado a dançar 30 faixas de seis gêneros musicais – rock, tecno, latino, jazz, funk e pop.
Através do uso de uma tecnologia capaz de capturar movimentos, os pesquisadores gravaram as performances e analisaram tudo com a ajuda de um programa de computador.
O rock, em especial, provocou estereotipados movimentos de cabeça – principalmente entre os extrovertidos –, e foi o único estilo que levou os neuróticos a se soltarem – apesar de eles tenderem a movimentos mais contidos e nervosos.
Os resultados foram:
 Os mais simples de serem identificados são os extrovertidos, que balançam bem o corpo – geralmente com movimentos enérgicos e exagerados com a cabeça e os braços
 Neuróticos dançam com passos espasmódicos – estilo que baladeiros e convidados de casamento reconhecem como “shuffle”
 Pessoas de personalidade agradável tendem a ter movimentos suaves e a se moverem de um lado a outro da pista de dança balançando as mãos
● Os mais liberais gostam de fazer passos ritmados de sobe-e-desce e não circulam tanto pela pista de dança como os demais
 Pessoas cumpridoras de seus deveres se movem bastante pela pista e usam as mãos mais do que os outros dançarinos
Michelle Groves, reitora-associada da Royal Academy of Dance, explica que quando bailarinos profissionais são treinados para expressarem suas emoções durante uma apresentação, eles tendem a esconder traços de sua personalidade. Isso é mais óbvio em leigos.
Ou em bêbados, eu me arriscaria a dizer.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...